segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Falando nisso 2...

Na verdade... eu tava procurando desculpinha para escrever sobre "Se Eu Fosse Você 2" e agora encontrei. Uma vez me acusaram de ter preconceito contra filme comercial. Eu, modestamente, respondi: "Eu tenho preconceito contra filme ruim!" E definitivamente... filme ruim não é a descrição sobre a nova realização de Daniel Filho.

A continuação de "Se Eu Fosse Você" já bateu o recorde de dinheiros arrecadados, alcançando uma renda de quase R$ 40 milhões (a maior desde 1992), e levou 4,7 milhões de pessoas para o cinema - sendo esta jornalista, uma delas. Enfim... o que dizer?

O filme tem descaradamente o objetivo de entreter. Ele fAZ isso, e faz BEM . Ainda que tenham aproveitado a idéia mais manjada dos filmes de Sessão da Tarde: a tal troca de corpos ocasionada por algum fenômeno sobrenatural misterioso... Pelo menos, agora podemos ficar tranquilos aos saber que já fizeram todas as versões possíveis do argumento. Trocaram pai e filho... mãe e filha... marido com cachorro... o fim veio com a nossa versão tupiniquim, marido troca com esposa. Não falta mais nenhuma! \o/


Se não bastasse a boa ação ao mundo, o filme tem Tony Ramos tentando imitar uma mulher... Não parecia a Glória Pires, mas beleza! O povo brasileiro é preconceituoso e acha graça de todo homem parecendo uma bichinha um homossexual caricato. O filme tem Glória Pires bancando o machão... herm... Ela não vai ser indicada para o Oscar, mas beleza! Ninguém pode dizer que ela não é convincente no papel de macho. Gentem! Até Chico Anisio faz rir!!!(Mais !!!!) Isto é um senhor elogio vindo da minha parte, considerando que eu achei uma benção divina o fim da Escolinha do Professor Raimundo...

Se eu tivesse que ponderar alguma coisa, só falaria que pesaram a mão com a exploração do não corpo da atriz Isabelle Drummond, que interpreta a filha do casal. Eu cheguei a ficar constrangida de ver a eterna Narizinho do "Sítio do Pica Pau Amarelo" de calcinha e sutiã. E JÉ-ZUSH... Bota na lista também, que alguém precisa mandar Adriane Galisteu sossegar a piriquita com essa história de querer ser atriz. Eu superei o surto sonho de querer ser uma rockstar... E ela TEM que enteder que essa história de interpretar não é pra ela...

*Autoexplicativo

Concluindo... O filme é cinepipoca. É comédia-romântica-futuro-ca-lás-si-co da Sessão da Tarde. Mas sempre foi esse o objetivo. Se você rir como eu na cena do jogo de futebol, com Tony Ramos de bichinha encarnada, Daniel Filho foi muito bem sucedido na direção. "Se Eu..." é filme feito para rir e ponto final. Quem quer filme cult e filosófico sabe muito bem que produção Globo Filmes não é a melhor pedida. Então, deixa o filme pra quem quer rir despretensiosamente por 1 hora e meia.