sábado, 10 de maio de 2008

Dica para meu presente de aniversário...

Você está no cinema assistindo a um filme do Woody Allen, de repente um personagem conta a piada do tomate (você não conhece a piada do tomate? Meu Deus! Ema... Ema... Ema...) e seis gatos pingados riem. Duas horas depois, uma criatura sem noção continua a rir no fundo do cinema, quem é esta pessoa? Certeeeeeeeeza que sou eu.


- Dois tomates judeus estavam atravessando a rua...

Quando eu crescer, quero escrever como Woody Allen, ter assistido a todos os filmes do Woody Allen, ter todos os filmes do Woody Allen (menos "Melinda e Melinda", que na verdade foi um ET quem escreveu e Allen assinou), ter feito filmes como os de Woody Allen... Bem... enfim... Eu gosto do Woody Allen.

ÓOOOO-be-veo que eu já assisti os créditos com fundo preto de "Sonho de Cassandra" (obrigada, Luiza!) e, apesar do filme não fazer parte do meu rank "melhores dos melhores", achei muito bom. Depois de ter perdido a mão na década passada, o judeu senior engraçadinho recuperou a boa forma (entendeu a ironia? ahm? ahm?), e mesmo escalando atores com aquele sotaque britânico maldito, tem feito filmes maravilhosos.

Ainda seguindo a linha "Crime e Castigo é meu livro de cabeceira", "Sonho de Cassandra" traz personagens gente-boa-pacas, capazes de sacanear qualquer um... máaaaaaaaas que não conseguem despertar o asco da platéia (o mundo tá perdido).

Pensando nisto, eu que sou muito deshcolada... resolvi fazer o Top 5 dos personagens mais sacanas de Woowoo (nota mental: arranjar um apelido melhor para Deus), me dando a difícil tarefa de ainda colocar cada um em seu lugar no pódio. *Eu ia fazer top top "Melhores Finais", mas néam... seria muita sacagem minha. Então, lá vai:

5º Zelig ("Zelig") - Um homem com a pior crise de identidade da história tem um distúrbio que o faz imitar as pessoas ao seu redor física e mentalmente. Ele fica na rabeira da lista, porque não fazia por mal, porém, fez pessoas serem atendidas por um pseudo-médico, várias mulheres casarem com um marido que desaparecia depois...

4º A mãe pirada ("Interiores") - A mulher é doida, ponto final. Mas é daquelas que a família aprende a se a acostumar com seus xiliques, com suas tentativas de suicídio, com as vibrações negativas dela na nova decoração da casa. E tudo piora ainda mais quando a véia senhora danadinha resolve surtar de vez quando seu ex-marido decide se casar de novo.

- Destaque para a brilhante atuação da Vovó Mafalda!

3º Ian ("Sonho de Cassandra") - Nesse filme é difícil definir quem não é sacana... máaas... sem dúvida, o prêmio de "você-não-vai-pro-céu" vai para o personagem de Ewan McGregor. Ele e o irmão matam um cara em troca de uma ajudinha financeira do titio bonado. Enquanto o irmão cafona pira de tanta culpa, Ian continua tranquilíssimo com seus planos e sua noiva perva deshcolada.

2º Mãe Bafão ("Édipo Arrasado - Contos de Nova Iorque") - Imagine se sua mãe infernizasse tanto a sua vida, a ponto de você ficar feliz se de repente ela desaparecesse. Porém, depois de um tempo você descobre (da pior forma) que ela na verdade foi parar num universo paralelo e agora é "transmitida" diariamente, 24h, nos céus de Nova Iorque. Mas isto ainda não é o ápice: ela aproveita o seu tempo ocioso para mostrar a toda população da metropóle suas fotos de quando era bebê, fica dando piteco na sua vida... Algo pior do que aqueles pesadelos que você vai para escola e descobre que está pelado, sem o dever de casa. Má! Muito má essa mulher.

1º Chris Wilton ("Match Point - Ponto Final") - Não tem jeito, gentem... De todos, definitivamente ele é o personagem mais maquiavélico (e juro que eu prefiria pegar um dos filmes mais das antigas pra mostrar como eu sou super cult). Ele deu o golpe do baú, pegou a mulher do amigo, enjoou dela, e depois não mediu esforços para continuar levando a vida de preiboi. Tudo isso respaldado por Dostoiévski (vocês não adoram jogadores de tênis intelectuais?)! Mesmo assim, Woowoo consegue que seu personagem não ganhe uma caricatura de psicopata e faz com que público torça para ele se dar bem no fim... Óooooootemo.

*Creeeeeedo! O post ficou gigante.