segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Justificável

A revista inglesa de cinema "Empire" elegeu os 100 melhores/mais deshcolados personagens. E a verdade é que pela primeira vez na vida vi um top top que poderia me dar por satisfeita - apesar de ter algumas ressalvas porque afinal não foi feito por mim /inveja modeoff...
As 10 primeiras colocações ficaram com esses aqui:

1 - Tyler Durden - Clube da Luta

* Aceitável... não?!

2 - Darth Vader - Star Wars
3 - Coringa - O Cavaleiro das Trevas
4 - Han Solo - Star Wars
5 - Hannibal Lecter - O Silêncio dos Inocentes
6 - Indiana Jones
7 - Jeffrey Lebowski - O Grande Lebowski
8 - Capitão Jack Sparrow - Piratas do Caribe
9 - Ellen Ripley - Alien
10 - Vito Corleone - O Poderoso Chefão

Nada mal... mash néam... houve uma certa benevolência com alguns personagens. Apesar de achar Lebowski um tipo "bacanéeeeeeesimo", chega a ser uma vergonha não ter Humphrey Bogart entre os primeiros colocados - ele aparece só lá embaixão com Rick Blaine (de "Casablanca", 1942). Ainda que o detetive Sam Spade (de "O Falcão Maltês, 1941) seja BEM mais deshcolado, Bogart é um tipo que merecia ter metade da filmografia na lista.. Se o problema era "ninguém lembra mais dele"... Que pusessem então no lugar Marty McFly (Michael J. Fox, em "De Volta para o Futuro", que ocupa só um mísero 39º) . Não imagino quem teria coragem de se opor a decisão.

Entretanto, mas grave que isso... foi a forsação de barra para incluir a mulherada na lista. No posto 41º aparece MARY me mata de tédio POPPINS... Deram para aquela criatura que ficava voando com um guarda-chuva e cantando em telhados... um lugar que poderia ser ocupado pela ultra-mega-deshcolada Catherine (Jeanne Moreau, em "Jules e Jim") - ou pelo menos, Isabelle de "Os sonhadores"(uma versão mudernosa, interpretada por Eva Green). Para não dizer que esperamos demais de uma lista 'hollywoodiana', a muchacha que NÃO podería faltar era a perversa "Maxine", de "Quero Ser John Malkovich" - interpretada por Catherine Keener. Maxine era o mí-ni-mo... o bá-si-co... que deveria ter na lista.

- Feinha, poréeem... fatal, benhê!

Enfim... A lista completa está aqui. Mas, ainda que mudasse algumas "coisinhas", não se pode dizer que o ranking está de todo mal - juro que isso foi um elogio! O desconto é merecido, porque pelo menos uns 10 filmes eu nunca vi (a maioria são os de 'Macho'). Sem falar que fazer top top não é tarefa fácil - geralmente Mestre Miagui não passa do número 5, quanto mais um top top com 100... Só quando isso pagar nossas contas /sonhando-acordada-mode-off.

** Queridos do meu Brasil varonil. Por motivos de força maior, as atualizações estão menos frequêntes. A razão é que estou sendo obrigada a aproveitar MUUUUUUUUITO meus últimos dias em Buenos Aires. Sei que essa díficil situação justifica completamente os transtornos causados. Mesmo assim, reclamações ou pedidos de devolução no nosso email mestre.miagui@hotmail.com, ou orkuteando-nos. Se preferirem, posso também deixar o telefone do Théozinho... (beijos-já-já-chego-para-balada-Théo!)