segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Grandes progressos...

Aos poucos a Disney vai divulgando imagens da primeira "princesa" negra de seu mais novo longa-metragem, batizado como "The princess and the frog" (A princesa e o sapo, ainda sem tradução para o Brasil).

O filme conta a história de uma jovem africana chamada Tiana, que vive em um bairro francês na cidade de Nova Orleans (EUA), e todo aquele babado do sapo que vira príncipe... enfim. A tocar jazz até não aguentar mais. Mas de verdade... o que mais chama nossa atenção é pensar que desde o lançamento de seu primeiro longa, em 1937 - ironicamente, com o filme "A Branca de Neve" - a Disney só levou 70 fuck anos para fazer um filme com uma protagonista de fato negra! E mesmo personagens secundários, a presença da melanina é bem rara. Definitivamente, algo nada politicamente correto.

Um assunto tãaao delicado assim... ca-la-ro que tinha dar e ainda vai dar muito mais pano para manga. Já teve gente que reclamou dizendo que o filme fazia muitas referências à escravidão e já fizeram o nome da personagem mudar de “Maddy” para princesa Tiana - porque soava muito como “Mammy”,modo com as escravas eram tratadas no sul americano(by wikipédia). O começo do filme também arrancou comentários malvadosos porque a princesa começa trabalhando como a empregada de uma riquinha branca e mimada. Nem o título original do filme escapou. Inicialmente a produção se chamava "The Frog Princess" (A Princesa Sapo) e teve que ser alterado - mas néam... tava feio meshmo.

Mesmo assim, a mulherada em Hollywood só faltou cair no tapa para conseguir ser a voz de princesa Tiana. Jennifer Hudson (ganhadora do Oscar em 2007, por "Dreamgirls") e Alicia Keys (que dizem que ligou até para o presidente dos Estúdios Disney, Dick Cook, para... herm... implorar dizer que estava muito interessada ) tavam na corrida para conseguir ser a dubladora da personagem. Mas no fim, a escolhida foi Anika Noni Rose, também de "Dreamgirls".